domingo, 1 de maio de 2011

A retórica como forma de persuasão:



Segundo o dicionário, “Retórica (do latim rhetorica) significa literalmente a arte de bem falar. É a arte de usar a linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva”.

Segundo Marcelo Galli – jornalista – “Retórica é uma técnica de elaboração do discurso que consegue comover o ouvinte. O precursor do estudo e fundamentação da retórica foi o pensador grego Aristóteles (384 – 322) com o seu tratado denominado Arte retórica”.

O meu objetivo com a explicação do conceito de retórica é fazer um relação desta técnica com a capacidade humana de persuadir o discurso.
Pois muitas vezes, na maioria de conversas, sejam elas discursos formais ou não, usa-se a retórica para fazer prevalecer nossas idéias ou convicções. Quando expressamos um ponto de vista sobre algo, queremos erroneamente claro, que ele seja entendido e aceito pelo grupo. Quando se expõe uma idéia, nosso inconsciente precisa que essa idéia seja aceita e até seguida. Caso contrário, causa-nos a falsa impressão de que ela não teve o devido valor.

Ainda segundo Segundo Marcelo Galli, “... todos nós agimos retoricamente, afinal temos as nossas opiniões e queremos, por vezes, fazer com que elas prevaleçam. E o uso irresponsável da retórica, lembrou Aristóteles, como o da força, saúde, riqueza ou arte militar pode originar danos muito funestos”.

A irresponsabilidade, no meu ponto de vista, se faz quando agimos de forma imatura na medida em que fazemos do discurso que deveria conter somente a verdade, uma forma de manipular as pessoas. Existem muitas formas de comentar um fato, quando lembramos que não existe a verdade absoluta, não pode-se afirmar que o que está sendo dito é verdade ou mentira.

O fato é que coagir as pessoas a pensarem de determinada forma ou terem determinada atitude perante um fato, ainda é entendido como falsidade ou imaturidade. Pois sempre que falamos algo, expressamos nossos sentimentos através das palavras, temos a plena convicção de que aquelas palavras irão causar uma reação no ouvinte. Segundo a lei de ação e reação, ninguém pode-se dizer inocente pois o conhecimento é dado a todos, mas a sabedoria a pouquíssimos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário